• Bruna Couto

Consultoria Trabalhista Preventiva

Atualizado: 10 de Set de 2020



A dica de hoje vai para empregadores (pessoa física ou jurídica), empresários e comerciantes de pequeno, médio ou grande porte. A Consultoria Trabalhista Preventiva é a melhor forma de economizar tempo e dinheiro na gestão do seu negócio.


Falando de maneira descomplicada e simplificada, a consultoria trabalhista preventiva significa organizar sua empresa conforme as leis vigentes, evitando possíveis multas e ações judiciais.


A gestão dos funcionários envolve folha de pagamento, cartões de ponto, horas extras, eventuais adicionais, férias, rescisão etc., fazendo com que as normas aplicáveis ao Direito do Trabalho vá muito além da CLT (Consolidação da Leis Trabalhistas).


Existem também as Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (ACT e CC) e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR's) e por último, mas não menos importante, as súmulas e orientações jurisprudenciais dos nossos tribunais sobre os mais variados temas trabalhistas.


Dependendo da atividade do negócio ou do tipo do empregador, há também leis esparsas que devem ser consideradas: Lei do Empregado Doméstico, Lei do Empregado Avulso, Lei do Empregado Rural...


Considerando a quantidade de leis, normas e regulamentos que moldam a relação entre empregados e empregadores, é difícil que o empreendedor consiga observar todas as regras sem cometer erros. Por outro lado, nem todas as empresas têm capacidade econômica para arcar com os custos de um departamento jurídico próprio.


Dessa forma, aliando a necessidade de orientação jurídica com a prevenção de ações judiciais, é que surge a CONSULTORIA TRABALHISTA PREVENTIVA.


Fique ligado nos próximos posts para ter dicas fáceis de como gerir bem seu negócio e economizar tempo e dinheiro evitando ações judiciais!



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